Os Chakras

A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: corpo físico, emocional, mental e energético. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris. Confira abaixo o significado de cada um:

CHAKRA CORONÁRIO

Cor: Lilás e dourado
Pedras mais usadas: Quartzo Branco, Ametista, Diamante, Fluorita
Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.
Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.

CHAKRA FRONTAL

Cor: Azul índigo
Pedras mais usadas: Sodalita, Azurita, Lápis Lazuli, Cianita
Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.

CHAKRA LARÍNGEO

Cor: Azul claro
Pedras mais usadas: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa, Larimar
Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.
Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".

CHAKRA CARDÍACO

Cor: Verde e rosa
Pedras mais usadas: Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Turmalina Melancia, Esmeralda
Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.

CHAKRA CARDÍACO É ESTIMULADO PELA MATERNIDADE


Centro de energia do corpo é expandido por amor incondicional das mães

CHAKRA PLEXO SOLAR

Cor: Amarelo
Pedras mais usadas: Citrini Amarelo, Cristal com Enxofre, Topazio Imperia, Calcita Amarela
É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.
Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

CHAKRA SACRO

Cor: Laranja
Pedras mais usadas: Jaspe, Ágata de Fogo, Granada, Coral
Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).
Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.

CHAKRA BÁSICO

Cor: Vermelho
Pedras mais usadas: Turmalina Preta, Quartzo Fumê, Ônix, Hematita
A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.
Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".


Deite-se confortavelmente e coloque os cristais em cada ponto correspondente aos chakras, como ilustrado na figura. Não é necessário ficar na posição de Lótus.

O cristal do chakra básico deverá ficar entre as pernas acima do joelho e em direção ao períneo. 
O cristal do chakra sexual deverá ficar acima do órgão sexual. 
O cristal do plexo solar deverá ficar no umbigo ou sobre o estômago. 
O cristal do chakra cardíaco deverá ficar no centro do tórax. 
O cristal do chakra laríngeo deverá ficar na garganta. 
O cristal do chakra frontal deverá ficar sobre a testa. 
O cristal do chakra coronário deverá ficar acima da cabeça, não precisa ser na cabeça, mas próximo. 

É boa ideia colocar uma das pedras de ligação à terra, como por exemplo o quartzo fumê, entre os pés, para servir de âncora.

Dê preferência a pedras pequenas e com uma base plana para que as mesmas não rolem ou não pesem muito. Fique nesta posição de 15-20 minutos com os olhos fechados, respirando calmamente.

Desta forma os cristais irão trabalhar vibratoriamente, procurando harmonizar os centros de força.

Enquanto os cristais estão realizando o seu trabalho em você, aproveite para relaxar todo o corpo, ter pensamentos de amor para contigo, para com os que te são mais próximos e para com a própria Terra.

Após finalizar o uso dos mesmos, com o alinhamento já completo, passe os cristais em água corrente.

"limpar"os cristais

Em todo trabalho com cristais devemos primeiramente proceder à sua limpeza, para só então utilizá-los de forma terapêutica. 
Para limpeza dos cristais, lave-os em água mineral ou água corrente ou deixa de molho em água com sal por 24 horas, depois basta lavar novamente em água mineral. 
Não é aconselhável colocar cristais mais maleáveis (ou moles) como o lápis-lazúli, selenita, turquesa, cianita, aragonita e rosa do deserto dentro da água. 
Nesse caso utiliza um pano limpo e levemente umedecido para promover a limpeza. 
É aconselhável pôr os cristais ao sol durante algum tempo. A energia do sol é muito benéfica para os cristais.


Ágata, a pedra que proporciona equilíbrio e harmonia da energia física


As Ágatas são pedras que têm o poder de harmonizar yin e yang, as forças positiva e negativa que mantém o equilíbrio do universo. Tem grande poder de cura, trabalha com os chakras e age conforme a cor de cada tipo. 

Tonifica e revigora o corpo, ajuda a despertar e abrir o seu interior. 

Em crianças é usada como proteção.

As Ágatas são encontradas em várias cores, mas as cores naturais são geralmente pálidas e cinzentas. Por meios artificiais adquirem colorações diferentes e tonalidades brilhantes.
A Ágata era usada no Egito como amuleto dos Faraós, servia para proteger dos raios e das tempestades, aplacar a sede e ajudar na verbalização.
Hoje é muito usada na confecção de objetos de arte (cabos de talheres, cinzeiros, bandejas, espátulas, maçanetas de portas), pedra para anel, broches, etc.

Significado da Pedra Ágata
Significa a “pedra do bem”. Está ligada à terra.
A Ágata promove a suave aceitação do próprio eu, estimulando a confiança em nós mesmos. Ela melhora a concentração, a percepção, facilitando a descoberta de soluções práticas. A ágata com cristais incolores pode estimular a memória.
No fator emocional, a Ágata transmuta a negativa e a amargura, promovendo o amor e estimulando a coragem para recomeçar.
Do ponto de vista espiritual, a Ágata eleva a consciência, estimula a contemplação silenciosa e a assimilação das experiências da vida.
A Ágata estabiliza a aura, seu efeito purificador é poderoso tanto no nível físico quanto no emocional.
Colocada sobre o coração, ela cura indisposições emocionais que impedem a aceitação do amor. Sobre o abdômen ou ingerida em forma de elixir, a Ágata estimula o processo digestivo e alivia a gastrite.
Essa pedra também cura os olhos, o estômago, o útero, fortalece os vasos sanguíneos e cura problemas de pele.

Os Chakras são centros de energia naturais do corpo físico, emocional, mental e energético. Ao todo, são sete Chakras que equilibram o ser humano, trazendo energia para a vida. É necessário que os 7 pontos de energia estejam alinhadas para entrar em harmonia, e isso pode ser feito de diversas formas. Veja a seguir o que é e como funcionam os 7 chakras. 

A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro. Eles são percebidos como centros vitais do corpo humano, responsáveis por distribuir a energia dos organismos, através dos canais conhecidos como nadis, para nutrir órgãos e sistemas. No total, são sete Chakras principais, cada um com uma função e localização específica, distribuídos em linha reta, do topo da cabeça à parte inferior do tronco. Quando ativados, eles influenciam na disposição e alegria de viver.

Chakra Básico

O que é? Está relacionado à vitalidade e ao sistema reprodutor. Rege várias funções do organismo, como o intestino grosso, ossos, pernas, pés e é capaz de influenciar as finanças.

  • Localização: entre o ânus e os órgãos genitais.
  • Quando ativado: ajuda a relaxar o corpo e a atividade mental, diminuindo o estresse e a tensão. Também é capaz de fortalecer a coluna e as pernas.
  • Cor: vermelho.
  • Pedra relacionada: rubi ou granada.

Chakra Sacro

O que é? Está associado a questões amorosas, sexuais e emocionais. Também possui ligação com os líquidos corporais, como sangue, menstruação, esperma e lágrimas.

  • Localização: parte inferior do abdome.
  • Quando ativado: incentiva a abertura e a liberação das emoções. Pode também auxiliar no tratamento de problemas genitais e urinários. Quando não está ativo, é capaz de provocar disfunções emocionais, bloqueio criativo e problemas nos rins.
  • Cor: laranja.
  • Pedra relacionada: coralina.

Chakra Plexo Solar

O que é? Está associado ao metabolismo dos alimentos e o controle das emoções. É também responsável pelo carisma e sensação de autoridade.

Localização: acima do umbigo, na região do estômago.

Quando ativado: aumenta a vitalidade e libera as emoções que estão reprimidas. Se este Chakra não for energizado, pode provocar distúrbios alimentares, diabetes e, no campo emocional, vontade de controlar e julgar as pessoas.

Cor: amarelo-ouro.

Pedra relacionada: citrino, olho-de-tigre ou topázio.

Chakra Cardíaco

O que é? Faz a ligação entre os três primeiros chakras e os três últimos. Sua função é elevar os graus de consciência de si mesmo e de autoestima.

  • Localização: centro do peito.
  • Quando ativado: incentiva o amor, a autoaceitação e a paz interior. Se não for energizado, pode provocar problemas cardíacos e respiratórios, além de medos e ilusões com relação aos relacionamentos amorosos.
  • Cor: verde.
  • Pedra relacionada: jade ou esmeralda.

Chakra Laríngeo

O que é? Tem a função de desenvolver a comunicação, a intuição e a criatividade. É capaz de estimular e melhorar a saúde na região do pescoço e dos ombros.

  • Localização: região da garganta.
  • Quando ativado: estimula a habilidade de expressão, favorecendo a generosidade e a capacidade de se entregar a sensações diferentes e novos objetivos.
  • Cor: azul-celeste.
  • Pedra relacionada: água-marinha ou turquesa.

Chakra Frontal

O que é?  Fortalece a clareza e a concentração. Também é conhecido como "terceiro olho", ligando-se aos dons de vidência e telepatia. Tem como função desenvolver a sabedoria.

  • Localização: testa, entre as sobrancelhas.
  • Quando ativado: fortalece a intuição, relaxa e acalma o corpo e a mente. Se não ocorrer a energização, pode trazer dores de cabeça, problemas de visão e incompreensão na relação com as pessoas.
  • Cor: azul-anil.
  • Pedra relacionada: safira azul ou lápis-lazúli.

Chakra Coronário

O que é? Tem relação com a saúde em geral. Também conhecido como "chakra da coroa", rege o cérebro, a cognição e a memória. No mundo espiritual, está ligado ao estágio da iluminação e da santidade.

  • Localização: topo da cabeça.
  • Quando ativado: relaxa e acalma as emoções, aliviando a insônia, as dores de cabeça, os medos, o estresse e a ansiedade. Evite bloqueá-lo, pois isso pode acarretar em distúrbios mentais.
  • Cor: violeta.
  • Pedra relacionada: ametista.

Como energizá-los?

Você pode ativar os Crakras individualmente ou se baseando na cor e na pedra correspondentes.

  • Ative-os pelas pedras: posicione o cristal de cada Chakra no ponto do corpo onde ele se localiza. Mentalize as boas vibrações trazidas por cada um.